Arfoc lembra contribuição de profissionais à Comunicação

Encontro anual serviu para destacar lutas pela valorização da categoria e aposentadoria especial

Em uma solenidade informal, mas com momentos de emoção, a Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul) realizou no último sábado, 19, o encontro alusivo aos 57 anos da entidade. Em café da manhã que realiza pelo sexto ano consecutivo, a Arfoc homenageou profissionais que se destacaram por serviços prestados no setor da Comunicação Social no Estado, segundo destacou o presidente Itamar Aguiar.
Foram homenageados o cinegrafista Luiz Mazarem, que atua no Palácio Piratini; o fotógrafo Paulo Dias; os jornalistas José Antonio Vieira da Cunha e José Luiz Fuscaldo, de Coletiva.net; e Júlio Ribeiro, da revista Press Adversiting. O reconhecimento da Arfoc se materializou através de um troféu, com nome do homenageado e a frase "Você faz parte desta história".
O presidente da Aceg (Associação dos Cronistas Esportivos), Haroldo Santos, fez uma manifestação em que registrou que os homenageados "trabalham na divulgação do que nós precisamos divulgar" e alertou para uma iniciativa adotada em Santa Catarina no sentido de transferir para os clubes a atribuição de efetuar o credenciamento dos profissionais que atuam nos estádios. "Se a ideia vingar, não será um ato de profissionais, ao contrário, poderá haver muitos favorecimentos políticos", disse.
O ato foi encerrado com um discurso do presidente Itamar Aguiar, que chamou atenção para a luta pelo imposto zero para equipamentos fotográficos importados por profissionais. Ressaltou que a Arfoc gaúcha é exemplo para entidades de outros Estados e tem lutado pela valorização da associação em nível nacional. Outra frente se dá em defesa da aposentadoria especial aos 30 anos para repórteres fotográficos e cinematográficos. No início do ano que vem será desencadeada uma campanha nacional para arrecadar 750 mil assinaturas de apoio à emenda popular estabelecendo este benefício.

Comentários