ARI PROMOVE II FÓRUM INTERNACIONAL DAS ÁGUAS

"A disponibilidade de água no mundo se reduziu à metade nos últimos 30 anos, enquanto a população aumentou". A afirmação é do diretor-adjunto do …

"A disponibilidade de água no mundo se reduziu à metade nos últimos 30 anos, enquanto a população aumentou". A afirmação é do diretor-adjunto do setor de Ciências Naturais da Unesco, Andras Szollosi-Nagy, que abriu na cidade espanhola de Zaragoza a conferência "A Água como catalisador da paz", na semana passada. A lembrança é feita pelo presidente da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), Ercy Torma, entidade que promove no Brasil, em sua segunda edição, o Fórum Internacional das Águas. Pioneiro em debater tal assunto no país, o evento também estará, entre os próximos dias 9 e 13, priorizando o debate e a atitude do cidadão global.
"Já observamos que esta crise deve ter resolução imediata, visto que muitos dos conflitos mundiais, ao longo da história, estão relacionados com esta questão", observa Torma. O encontro deste ano está com inscrições abertas e tem como tema "A construção de uma gestão sustentável". As inscrições podem ser feitas pelos telefones (51) 3286-3209 e 3286-3011, na General Portinho, 488 - Centro ou através do site www.foruminternacionaldasaguas.com.br, ao custo de R$ 10 para estudantes e R$ 15 para demais interessados.
Para este ano, nomes como o ex-primeiro-ministro de Portugal, Mário Soares, presidente do Comitê Internacional para o Contrato Mundial da Água/ Fundação Mário Soares, e a ex-primeira-dama da França e atual presidente da Fundation France Libertes, Danielle Mitterrand, estão confirmados para o evento, que ocorrerá no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Também são esperadas as presenças de Riccardo Petrella, presidente do Comitê Internacional para o contrato Mundial das Águas (Bruxelas), que esteve na edição passada, e Pedro Arrojo, presidente da Fundación Nueva Cultura del Agua (Espanha/Portugal), e Vicente Nacher Luz, presidente do Tribunal de las Aguas de Valencia (Espanha).
O II Fórum Internacional da Águas é uma iniciativa da ARI, juntamente com o Governo Federal - Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades -, Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria das Obras Públicas e Saneamento e Prefeitura de Porto Alegre, além da ONU (Organização das Nações Unidas).

Comentários