Boletim da ARI informa sobre atentados à liberdade de imprensa

É o "Tambor da Aldeia", informativo atualizado semanalmente

O seqüestro dos profissionais da Rede Globo e a censura a um jornal no interior de São Paulo e à revista da CUT estão entre os assuntos relatados no "Tambor da Aldeia", boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa, que traz notícias sobre liberdade de imprensa no Brasil e no mundo.



O boletim é atualizado uma vez por semana e está disponível no site da ARI (www.ari.org.br). Esta edição registra que, duas semanas depois do fechamento da rádio comunitária Heliópolis, a maior de São Paulo, outras 16 emissoras clandestinas também tiveram mandados de busca e apreensão expedidos no dia 2 de agosto para encerrar as atividades. A Operação Sintonia, da Polícia Federal, foi realizada por 100 policiais e 20 agentes de fiscalização da Anatel. Outra notícia revela que o jornal Bom Dia foi proibido de falar sobre uma quadrilha de tráfico internacional de medicamentos em São José do Rio Preto, depois que o filho do procurador-geral do Estado foi preso por envolvimento no esquema, nos Estados Unidos.



"Tambor da Aldeia" também repercute a informação de que a primeira edição da Revista do Brasil, de maio de 2006, editada pela Direção Regional de São Paulo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e 21 sindicatos, teve sua distribuição proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral sob a alegação de trazer matéria com propaganda eleitoral negativa de um dos candidatos à presidência da República, Geraldo Alckmin. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) distribuiu nota em 9 de agosto manifestando seu "grande desconforto" e "extrema preocupação" com a decisão, que considerou inconstitucional e anti-histórica.  

Comentários