Brasil tem crescimento nas vendas pela internet

Visitas aos sites de varejo cresceram 17,5% desde o último Natal

Como a internet permite a oferta de um maior número de produtos, para consumidores dispersos geograficamente e com custos reduzidos, um dos segmentos da economia que mais se beneficia com o desenvolvimento da web é o varejo. No Brasil, mais de 3,9 milhões de internautas residenciais visitaram sites de varejo em agosto, o que representa um aumento de 17,5% sobre o último natal. Os dados são da pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings.


O estudo ainda indica que, do total de internautas residenciais no Brasil (11,6 milhões), cerca de 48% visitam sites de comércio eletrônico e 35% acessam sites varejistas online. Cerca de 11% dos 32 milhões de brasileiros que utilizaram a internet nos primeiro semestre de 2005 declararam ter realizado compras online. Há um ano, eram apenas 6%, o que indica a velocidade do crescimento desta modalidade de varejo no Brasil.


Os resultados da pesquisa confluem com a evolução dos resultados financeiros declarados à Bovespa pelos dois maiores varejistas on-line: Americanas.com e Submarino. A receita de vendas combinada cresceu de R$ 105,8 milhões em 2001 para R$ 795 milhões em 2004. O Submarino declarou um aumento de 54% na receita bruta do segundo trimestre de 2005 em relação a igual período de 2004, enquanto a Americanas.com, que recentemente adquiriu outro grande varejista online (o Shoptime.com), declarou aumento na receita bruta de 95% no mesmo período de comparação.

Comentários