Centro Aberto de Mídia da Capital encerra suas atividades

Foram mais de 2,5 mil imagens e 169 notícias publicadas pelo Portal da Copa

Em funcionamento desde 10 de junho, o Centro Aberto de Mídia localizado na Usina do Gasômetro encerrou suas atividades na manhã desta quarta-feira, 2, deixando como legado a contribuição em revelar o Estado para o mundo. O trabalho realizado pela equipe, além de alcançar um alto número de produção, possibilitou a realização de reportagens pela imprensa local e estrangeira.
Foram 22 dias de atividades, numa parceria entre governo do Estado, governo federal e prefeitura de Porto Alegre. No portal oficial do Estado na Copa do Mundo 2014, 169 notícias foram redigidas, todas traduzidas para o inglês e espanhol. Destas, 91 produzidas pela equipe que atuou no CAM, 63 pela comunicação do Estado e 15 pelo governo federal, prefeitura e Fifa. A equipe de fotógrafos, formada por profissionais do Estado e município, registrou 2.752 imagens.
Enquanto esteve aberto, o Centro recebeu 1.131 profissionais, sendo 115 jornalistas estrangeiros vindos de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Catar, Chile, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Escócia, França, Holanda, Honduras, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Suécia e Uruguai. Entre os credenciados, argentinos e equatorianos lideraram os representantes da imprensa internacional.
A estrutura de 500 metros quadrados disponibilizada pelo Centro contava com rede estabilizada com pontos lógicos e elétricos cabeados para micros e notebooks, além de conexão de rede sem fio para 90 usuários simultâneos. Além deste espaço, que também contava com salas para entrevistas e estúdios, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos do Estado, como Gramado e Garibaldi. Foram dois Press Tur realizados em parceria com as respectivas cidades para que a imprensa estrangeira conhecesse a cultura gaúcha.
Os dias de jogos da seleção brasileira foram os que mais registraram acesso ao Portal ( www.copa2014.rs.gov.br). Ao todo, foram 46 mil acessos durante o período de funcionamento. Segundo a Procergs, as principais consultas foram realizadas a partir de países como Estados Unidos, com 3%, França e Portugal, com 1,5% cada. O restante dos acessos foi realizado no País.

Comentários