Cerca de 150 jornalistas fazem cobertura do Fórum da Liberdade

Encontro ocorreu nesta semana no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre

André Ávila

Cerca de 150 profissionais de imprensa acompanharam a programação do 31º Fórum da Liberdade, que ocorreu no início desta semana no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre. A cobertura jornalística do encontro que reuniu políticos, escritores, empresários e pré-candidatos à Presidência da República para discutir soluções para a América Latina, foi realizada por diferentes veículos de comunicação locais e nacionais.

Entre os comunicadores, esteve a repórter do Brasil Paralelo Carolina Lewis, que observou que o público deste ano esteve mais engajado com a Política. Ela elogiou a atitude do Fórum em abrir um painel para os pré-candidatos à Presidência se apresentarem, a fim de que os votantes conhecessem melhor os postulantes ao cargo. "Durante as campanhas, eles focam nas propostas e o eleitor acaba por não saber a trajetória na área nem o motivo de estarem concorrendo", destacou.

O repórter da RBS TV Jonas Campos destacou a participação do ex-presidente da Bolívia Carlos Mesa e do CEO do jornal EL Nacional, Miguel Otero. "Nas discussões, se percebe que o mundo tem várias leituras. Como jornalista, isso aumenta muito a bagagem de informação e a capacidade crítica de analisar os fatos, sempre buscando uma posição de imparcialidade." Na visão do publicitário do Grupo Pense Alexandre Derkan, o evento trouxe diversidade de convidados e não contou com polêmicas. "As ideias e pensamentos apresentados aqui são muito ricos para nós que estamos cobrindo. É algo que contribui muito para o crescimento", declarou.

Além de profissionais de imprensa, o encontro recebeu universitários, como o estudante de Jornalismo da ESPM Marco Aurélio. Para ele, foi uma satisfação participar do Fórum, ainda que recém esteja no primeiro semestre do curso. "Estar na cobertura de um grande evento como esse é algo que não poderia nem sonhar. Foi realmente fantástico."

Essa matéria foi produzida pelos alunos do Multiverso, agência experimental de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Metodista IPA.

Comments