Cinquentenário da Legalidade traz publicações especiais

Governo do Estado, Correio do Povo e Rádio Guaíba serão parceiros nas produções

Em comemoração aos 50 anos da Legalidade, o jornal Correio do Povo e a Rádio Guaíba, em parceria com o governo do Estado, apresentarão edições especiais entre os dias 18 de agosto e 7 de setembro, com coberturas dos principais fatos e personagens envolvidos no epísódio. Ambos os veículos possuem o melhor acervo em fotos, matérias e gravações da época. A Rádio Guaíba foi o veículo de comunicação oficial do movimento, requisitada pelo governador Leonel Brizola em 27 de agosto de 1961, tornando-se a cabeça da chamada Rede da Legalidade.
No Correio do Povo, serão publicadas páginas especiais. No dia 25 de agosto, o jornal oferecerá um caderno especial sobre o tema. O conteúdo da mídia terá entrevistas com jornalistas, políticos, radialistas, protagonistas, manifestantes, escritores, além de fragmentos do livro Ensaio sobre a Legalidade, síntese dos fatos que ocorreram em 1961, reproduzindo fotos e manchetes. Já na Rádio Guaíba, serão veiculados 60 programas com sínteses e vozes retiradas do arquivo da emissora.
No dia 22 de agosto, na Famecos/PUCRS, haverá uma exposição iconográfica, incluindo móveis e microfones utilizados na época, além de sessão de autógrafos do livro Vozes da Legalidade. Em seguida, está prevista palestra com o autor do livro e professor, Juremir Machado da Silva. O jornal Correio do Povo promoverá sorteio de um exemplar do livro por semana, por meio do concurso cultural "Vozes da Legalidade". Para participar, basta enviar uma foto ou uma frase que retrate algum episódio vivido no período da Legalidade para o email promoçã[email protected]. A promoção é válida até o dia 19 de setembro.
Às 19h desta quarta-feira, dia 18, será aberta uma exposição no térreo da Usina do Gasômetro. A mostra, com base no acervo do Correio do Povo e da Rádio Guaíba, é dividida em duas alas: a Oeste (Palaciana) e a Leste (Direitos Humanos). Na ala Oeste, a história da Legalidade e de Leonel Brizola. Na ala Leste, a Legalidade no Brasil, na América Latina e no mundo. A mostra, com entrada franca, fica aberta até o dia 25 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h.
Paralelo à exposição, no dia 25 de agosto, será lançado o livro "Doze Dias que Abalaram o Rio Grande - Levante e Informação: Guaíba, A Rádio da Legalidade", de William Keffer. O autor trata dos momentos da rádio da Legalidade desde a requisição por parte do governador, montagem nos porões e transmissões, analisando com fundamentos teóricos os discursos de Brizola na Cadeia da Legalidade, baseado em relatos de diversos participantes do movimento democrático.

Comentários