Comentários de Luiz Carlos Prates repercutem na ARI

Boletim Tambor da Aldeia registra o pedido do Senado de esclarecimentos por parte da RBS TV

O senador Magno Malta (PR-ES) defende que os proprietários da RBS TV, de Santa Catarina, esclareçam o comentário de Luiz Carlos Prates, que, em seu quadro no Jornal do Almoço, culpou as pessoas de baixa renda pelo trânsito nas estradas. A solicitação do parlamentar é destaque no Tambor da Aldeia, boletim semanal da Associação Riograndense de Imprensa ( ARI). Na ocasião, Prates usou termos como 'miseráveis' e 'desgraçados' para descrever os novos consumidores, que conseguem comprar automóveis pelo crédito fácil. Segundo Malta, por se tratar de uma concessão pública, os donos da emissora e o jornalista devem esclarecer o fato. Após a sugestão do senador, Paulo Paim (PT-RS) também concordou com a ideia.
A preocupação do Instituto de Imprensa Internacional (IPI, em inglês) com o controle de mídia exercido pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi e a politização da emissora de TV pública RAI é registrada na seção 'Pelo Mundo', do informativo eletrônico. Para o IPI, o uso político da RAI é "preocupante" e a atuação de Berlusconi na mídia nacional teria "efeitos negativos sobre a diversidade e pluralidade das informações da televisão italiana".
Os profissionais e estudantes de comunicação social que tiverem interesse em colaborar com o Tambor da Aldeia com denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista devem enviar email para [email protected]. O boletim é editado pelo jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários