Comunicação ainda tem cargos de direção em aberto

Investimento do governo estadual em publicidade deverá ser de R$ 92,9 milhões em 2011

Dos seis cargos de assessoria direta ao comando da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital - pasta formada pela gestão do governador Tarso Genro -, quatro estão com nomeações definidas. A titular da Secretaria, jornalista Vera Spolidoro, confirmou nesta quarta-feira, 5, ao portal Coletiva.net, a contratação de Patrícia Goulart para chefia de gabinete; da jornalista Dica Sittoni, para a diretoria de Jornalismo; da relações-públicas Tânia Almeida para a de Relações Públicas e a de Gerson Barrey para a diretoria de Inclusão Digital. Permanecem em aberto as diretorias de Publicidade e de Políticas Públicas.
A nova pasta tem sede nos porões do Palácio Piratini - "um local de resistência", disse Vera referindo-se à Campanha da Legalidade, organizada em 1961, pelo então governador Leonel Brizola (1922 - 2004), para garantir a posse de João Goulart na Presidência da República depois da renúncia de Jânio Quadros. Discursos proferidos por Brizola na época eram gravados nos porões do Piratini e retransmitidos por rádios que integravam a Rede da Legalidade. Embora as contratações, por enquanto, tenham ficado limitadas aos diretores, Vera prevê que a equipe, no total, deverá somar cerca de 50 pessoas. Ela ainda não dispõe de cálculo da verba da pasta. "Os valores estavam divididos por secretarias. Os governos anteriores não atuavam com a integração que estamos trazendo. Temos de juntar orçamentos. Não vou apresentar cifras sob o risco de errar", afirmou. Para a publicidade, Vera terá, em 2011, R$ 92,9 milhões, incluindo empresas e fundações do Estado.
Originária da Ceitec, a advogada Patrícia Goulart foi escolhida para a chefia de gabinete em razão do currículo, disse Vera. Dica Sitoni trabalhou em duas das três gestões do PT à frente da prefeitura de Porto Alegre e no governo Olívio Dutra e, até recentemente, no Correio do Povo. Tânia Almeida é professora na Univates, de Lajeado. Gaúcho, Gerson Barrey atuava na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e deve assumir o cargo nos próximos dias. "Neste momento, estamos aguardando concluir a formação da diretoria para definirmos projetos", afirmou Vera. A orientação geral da pasta é operar a comunicação de maneira integrada com as demais secretarias. "A política de comunicação é centralizada, mas a operação, não", disse.
Vera cita a Secretaria de Educação como exemplo de como se dará a integração: "Vamos propor incluir o tema Informática no currículo escolar". Inclusão digital, aliás, é outra novidade que acompanha a criação da pasta. "A ideia é tornar acessível à população o diálogo com o governo e este poder dialogar com a população. Para isto, vamos usar ferramentas de Tecnologia da Informação", respondeu a secretaria ao ser questionada sobre o que seria inclusão digital. Ela salientou que a proposta de unir diferentes áreas da comunicação estará refletida no trabalho com veículos. "Não vamos supervalorizar os grandes. Vamos contemplar todos, como veículos do Interior e jornais de bairros", assegurou.
Imagem

Comentários