Curso ensina jornalistas e estudantes sobre Lei de Acesso a Informações

Iniciativa é a primeira do projeto da Abraji em parceria com a Transparência Brasil

A quinta edição do curso "Lei de Acesso à Informação para Jornalistas", que é também direcionado para estudantes, está com inscrições abertas. O treinamento gratuito é a primeira iniciativa do projeto da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em parceria com a Transparência Brasil. O projeto da entidade, que é financiado pela Fundação Ford, envolve, além de mais cinco treinamentos online, seis cursos presenciais e a criação de um portal que reúne pedidos de acesso a informações e as respectivas respostas.
O objetivo é qualificar os participantes a tirar o melhor proveito da Lei 12.527/2011 no trabalho de apuração jornalística. As inscrições devem ser feitas via  formulário on-line até 13 de outubro, e existem 75 vagas disponíveis - caso o número de procura ultrapasse isso, a associação selecionará os participantes.
Com duração de quatro semanas (de 17 de outubro a 13 de novembro), o curso apresentará aspectos desde as informações que devem ser divulgadas sem necessidade de pedidos até os casos de sigilo. O treinamento será ministrado por Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

Comentários