Diretora de pesquisa questiona dados do Ibope

Instituto e Grupo RBS preferem não comentar

Repercutem as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da candidata ao governo Yeda Crusius (PSDB) sobre a pesquisa do Ibope veiculada no último final de semana pelo Grupo RBS. Em nota à imprensa, a socióloga e diretora do Instituto Methodus, Margrid Sauer, afirma que não há coerência ao mostrar que, em relação à pesquisa anterior, a aprovação do governo cresceu, atingindo quase 40%, ao mesmo tempo em que a intenção de voto para a candidata caiu 4 pontos, de 15% para 11%."Esses movimentos em direções contrárias é que apontam a incoerência dos dados da pesquisa", justifica.
Segundo Margrid, não é assim que o eleitor se movimenta. "Pelo contrário, existe uma relação direta entre a aprovação do governo e desempenho do candidato à reeleição," disse ela. A Coletiva.net, Margrid afirmou que "é possível que possa ter havido um erro de coleta, digitação ou preenchimento. A lógica seria esses números estarem andando juntos". Conforme Margrid, o Methodus, que assessora a campanha da candidata Yeda Crusius, já entrevistou 12 mil pessoas desde o início da disputa eleitoral e os dados são diferentes. "Nos sentimos na obrigação de nos posicionar diante destes dados", ressaltou.
Para o mestre em ciências políticas e coordenador de estratégia da campanha do candidato José Fogaça (PMDB), Juliano Corbelini, faz parte do processo de disputa eleitoral os institutos debaterem entre si. "A lógica apontada pela Margrid está certa, mas não podemos esquecer que a queda de Yeda está baseada na figura dela, envolvendo questões como arrogância e corrupção", disse. Isso, segundo ele, faz com que as pessoas avaliem bem o Governo, mas não pensem em votar na candidata Yeda. Em sua opinião, os dados do Ibope não estão incoerentes. "Estão de acordo com o que vem apontando a DataFolha, o Instituto Vox Populi e o monitoramento que temos feito para a campanha de Fogaça", avaliou.
O Ibope e o Grupo RBS informaram que não vão se manifestar sobre o assunto. Desde o início da disputa eleitoral, a RBS já publicou duas pesquisas do Ibope e uma da DataFolha. Na próxima semana deve ser divulgada nova pesquisa de opinião da DataFolha.

Comentários