‘O CÁRCERE E A RUA’ ESTRÉIA NO CIRCUITO COMERCIAL

O premiado documentário ‘O Cárcere e a Rua’, dirigido por Liliana Sulzbach e produzido pela Zeppelin Filmes, tem estréia comercial nesta sexta-feira, no Unibanco …

O premiado documentário ?O Cárcere e a Rua?, dirigido por Liliana Sulzbach e produzido pela Zeppelin Filmes, tem estréia comercial nesta sexta-feira, no Unibanco Arteplex, no Bourbon Country. O filme narra a vida de três detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. Contudo, não trata da realidade prisional do Brasil, mas de adaptação, luta pela sobrevivência e visibilidade social. Em vez de concentrar-se apenas na especificidade da vida na detenção, com seus códigos particulares e sua moral singular, o filme acompanha durante meses o cotidiano de Cláudia, 54 anos, Daniela, 18, e Betânia, 28, dentro e fora da prisão, foragidas ou em situação de semi-liberdade, ouvindo histórias e confissões nem sempre relacionadas com o mundo da contravenção - ainda que crime e castigo sempre assombrem essas falas.



A cineasta realizou cerca de 100 entrevistas e filmou durante aproximadamente três anos, entre outubro de 2001 e abril de 2004. ?O Cárcere e a Rua? ganhou prêmios no 32º Festival de Gramado - Cinema Latino e Brasileiro e no 8º FórumDoc.BH, como Melhor Documentário. Recentemente, recebeu o Prêmio José Lewgoy de Melhor Longa-Metragem Gaúcho. O filme obteve o financiamento de fundos internacionais, como Sundance Institute Documentary Fund e apoio da Unesco Montevideo, e nacionais, como Ministério da Cultura, Petrobrás, BNDES, Fumproarte e Lei do Audiovisual. Confira a

Comentários