Editorial de Zero Hora anuncia que RBS é contra o desarmamento

Empresa adotou a posição depois de semanas de reflexão sobre o assunto

O principal editorial da edição de hoje do jornal Zero Hora informa que o Grupo RBS posicionou-se contra o desarmamento, objeto do referendo nacional que será realizado no próximo domingo. A posição é manifestada na mesma edição em que dois de seus principais colunistas, Luis Fernando Verissimo e Rosane de Oliveira, declaram-se a favor do desarmamento, enquanto outro colunista, Paulo Sant"Ana, reafirma a posição contrária que vem defendendo há dias.


Segundo o diretor de Redação, Marcelo Rech, a decisão vem sendo amadurecida há semanas e foi adotada na última reunião do Comitê Editorial da RBS, realizada na terça-feira da semana passada, e do qual participam a direção da empresa e os dirigentes das redações de seus veículos. A decisão também foi de anunciar a posição juntamente com a divulgação da pesquisa que havia sido encaminhada ao Cepa/Uergs, e cujo resultado ainda não era conhecido na terça passada. A pesquisa publicada hoje revela que 66,6% dos gaúchos são contra o desarmamento, enquanto 21,4% são a favor da proibição de armas no País.


Marcelo disse para Coletiva.net que os editoriais da ZH refletem a posição da RBS, "válida, portanto, para toda a empresa". E enfatizou que "uma característica da RBS, expressa mais uma vez no próprio editorial de hoje, é separar a opinião da empresa da de seus colunistas e do noticiário".

Comentários