Eduardo Leite defende parceria público-privada para Fundação Piratini

Candidato do PSDB ao governo do Estado foi o quarto entrevistado do Painel Eleitoral 2018 ARI

O candidato do PSDB ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi o quarto entrevistado do Painel Eleitoral 2018, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O ex-prefeito de Pelotas foi sabatinado na manhã desta terça-feira, 14, pelos jornalistas Daniela Sallet e Pedro Garcia, da Gazeta do Sul, com a presença da Agência Filtro Fact-checking, que está averiguando as declarações dos postulantes ao Palácio Piratini. Sobre o futuro da Fundação Piratini, ele defendeu a criação de uma parceria público-privada a fim de dar continuidade às transmissões da TVE e da FM Cultura.

Na visão de Leite, não faz sentido a TVE ser uma emissora pública na estrutura vigente. "Há outras formas que o Estado pode manter a atuação para garantir Comunicação que atenda ao interesse público e não apenas ao viés comercial", disse. De acordo com ele, possuir uma TV não parece estratégico neste momento, especialmente, pelas novidades midiáticas e alterações de plataformas.

Apesar da ressalva, propôs uma parceria com o setor privado para atender às demandas da sociedade gaúcha com uma programação voltada à cultura e educação. "Precisamos entender como podemos potencializar o serviço, mas com um custo menor e com maior alcance efetivo", expôs. Leite recordou que a atualização de tecnologia e de servidores, por ser dentro da esfera pública, é mais demorada e burocrática. Por isso, defende que é necessário este auxílio do empresariado. "Mas, certamente, precisa ter sustentabilidade e, da forma como está hoje, não tem: com pouca audiência e com outras entidades governamentais subsidiando-a", concluiu.

Além da Fundação Piratini, Leite propôs este tipo de parceria para demandas estruturais, como a manutenção de estradas, com o intuito de desenvolver um projeto que estimule investimentos. Neste quesito, defendeu a extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), bem como a privatização da CEEE. Sobre o Banrisul, garantiu ao público que não venderá nem fechará a instituição bancária, pois é auxílio primordial aos investimentos do Estado.

Comentários