Em 2014, ARI reafirmará compromisso com liberdade de expressão

Defesa ambiental, sustentabilidade e movimentos populares também terão atenção da entidade

O compromisso com a liberdade de expressão, a defesa ambiental e a atenção aos movimentos populares são alguns dos pontos destacados como norteadores aos projetos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) em 2014. "Estaremos sempre vigilantes em defesa do direto da cidadania, de manifestação de vontade e pensamento. Nosso compromisso com a defesa ambiental será mantido e estaremos cobrando o cumprimento da legislação estadual e federal, em instrumentos protetivos na saúde do Brasil", ressaltou o presidente da entidade, João Batista de Melo Filho, em entrevista ao Coletiva.net.
Para Batista Filho, entre as principais realizações da entidade nos últimos 12 meses está a 3ª edição do Fórum Internacional de Gestão Ambiental (Figa), realizado em julho, que reuniu palestrantes brasileiros e estrangeiros para debater a temática da mercantilização da água. "A ARI debate este tema de forma recorrente, pois sabe que esta é uma questão que deve envolver toda a sociedade: os sinais são evidentes e o futuro depende de todos nós", enfatiza.
Com relação ao ano que vem, o jornalismo, para Batista Filho, terá de lidar com transformações. "O jornalismo - parte integrante desse mundo que se transforma - se questiona e busca sempre o caminho mais perto e adequado para cumprir o seu desígnio: informar, analisar, firmado na isenção e na imparcialidade. As perspectivas para o ano incluem esse desafio permanente". Segundo ele, novas tecnologias devem se unir ao processo de trabalho e à ação dos veículos e meios tradicionais. "A conjugação de talento, capacidade de trabalho e adaptação às novas formas farão um jornalismo mais atuante e imprescindível. A cobertura do megaevento Copa do Mundo balizará, certamente, o trabalho da imprensa 2014."
Ainda para 2014, a associação também pretende realizar convênios com universidades, com o objetivo de proporcionar maior contato entre profissionais e acadêmicos de Comunicação e acesso de associados à especialização. Através de parceria com a Câmara de Vereadores, a entidade lembrará o jornalista Alberto André, cujo acervo de comunicação é preservado pela ARI e o trabalho como parlamentar foi acolhido pelo Legislativo da Capital. Outra novidade está no lançamento de um prêmio anual, pelo qual serão abordados temas relacionados à sustentabilidade.  "A atuação antropocêntrica da humanidade vem promovendo a contaminação e deterioração de nossas reservas naturais e isso precisa ser debatido e combatido", alerta Batista Filho. 

Comentários