Especialista defende gestão por competência coletiva

Doutor em Economia pela Universidade Jules Verne, Roberto Ruas palestra nesta quarta-feira

O especialista em gestão por competências Roberto Ruas é o convidado da ADVB/RS para debater o tema 'Por que Gestão por Competências é uma Abordagem Estratégica?'. O encontro acontece nesta quarta-feira, 11, na sede da entidade (Rua Celeste Gobbato, s/nº, Praia de Belas), a partir das 19h30. Com abertura do presidente da instituição, Telmo Costa, o evento traz ainda a superintendente de Gestão de Pessoas do Sicredi, Viviane Furquim, e o sócio da consultoria Kienbaum do Brasil e vice-presidente da ADVB/RS, José Antonio Freitas.
Autor de diversos livros sobre o assunto, Ruas é doutor em Economia pela Universidade Jules Verne e mestre em Economia pela Sorbonne. Na palestra, ele deve mostrar que o sucesso das organizações depende mais do desempenho coletivo do que de indivíduos de maneira isolada. "Muitas organizações têm o vício de traçar as suas metas olhando mais para fora, para o mercado, e não avaliam devidamente as suas competências coletivas internas. Pode parecer lugar-comum, mas, na verdade, são as pessoas e sua interação sob a forma de coletivos o que realmente faz a diferença na busca de resultados", argumenta Ruas, que foi professor da Ufrgs por mais de 20 anos e, hoje, leciona na PUC.
O especialista defende que a competência organizacional (CO) é a combinação de conhecimentos, habilidades, sistemas e práticas que sustentam as principais atividades estratégicas da empresa. "As COs não são construídas pela simples adição de competências individuais, mas por combinações específicas dessas competências. A 'entrega' coletiva é o que conta. Não adianta focar apenas em indivíduos. São as competências dos coletivos que trazem os resultados esperados", explica.
O painel tem vagas limitadas e inscrições gratuitas para associados da ADVB. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3211-0399 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários