Especialistas concordam no Ahead: branded content não é publicidade

Conteúdo de marcas norteia primeira edição do ano do projeto do Grupo RBS

Ahead!, do Grupo RBS, abordou o tema Branded Content - Divulgação

A primeira edição do ano do Ahead!, inciativa do Grupo RBS que objetiva debater sobre novas possibilidades de combinações de canais, plataformas, formatos e linguagens, abordou o tema Branded Content nesta terça-feira, 27. Para um público de cerca de 100 pessoas, reunidas no Santander Cultural, os convidados da noite concordaram: conteúdo de marca não é publicidade. A temática foi abordada por Patrícia Weiss, presidente da Branded Content Marketing Association South America; Daniel Contio, CEO da Vice Brasil; e Denis Onishi, gerente de Marketing da Fiat Chrysler Automobiles.

Patrícia foi a primeira a explanar sobre o assunto, defendendo que, ao contrário do que alguns praticam, branded content não interrompe, não é intrusivo, nem é momento de comercialização ou venda. "As palavras interrupção e intrusão foram substituídas de vez por envolvimento e engajamento. E isso acontece quando a marca sintoniza a sua verdade com a verdade das pessoas", defendeu a executiva, que falou por cerca de uma hora. "Vou passar a palavra aos meus colegas, já que roubei o tempo de todo mundo e a RBS nunca mais vai me convidar para nada", brincou.

Dentro desses conceitos, Daniel apresentou projetos assinados pela Vice e contou sobre os processos de criação de projetos. E frisou: "É necessário saber o meio adequado para passar a mensagem. Mídias essenciais têm um papel fundamental nesse novo universo, desde que saibam compor soluções conjuntas com seus parceiros, e não apenas oferecer espaços e formatos". Segundo ele, o pensamento dos publishers deve trabalhar entre as promessas da marca e o interesse da audiência e, no meio disso, deve estar o conteúdo, "é assim que se cria uma cultura".

Com tempo reduzido, Onishi não conseguiu fazer sua apresentação, mas explanou sobre a postura da Fiat frente a essas novidades de marca. Mais do que apenas o propósito da marca ou um excelente produto, é importante estar próximo dos desejos dos clientes e o que realmente os interessa. Para alcançar esse cenário, o executivo contou sobre a decisão de unificar, sob uma mesma orientação, as áreas de criação, produção, monitoramento e performance da empresa.

Mediados pelo diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, imprensa, clientes, agências, influenciadores e parceiros puderam conferir cases de ações que permitiram às marcas estarem mais próximas e conectadas com seus públicos. O evento contou ainda com transmissão pela página da RBS no Facebook.

Comentários