Estratégias e gerenciamento de mídias sociais são apresentadas no F5

Letícia Pereira e Nicole Dias foram as convidadas desta edição do evento, promovido pela Abradi-RS

Sebastião Ribeiro, diretor de Eventos da Abradi-RS, Nicole e Letícia - Divulgação/Coletiva.net

Cerca de 50 pessoas estiveram na Arena uMov.me, em Porto Alegre, para conhecer mais sobre estratégias e gerenciamento de mídias sociais. A palestra 'Gestão de social media na prática: do planejamento ao monitoramento' foi ministrada por Letícia Pereira, analista de Marketing e responsável pelo planejamento estratégico e gestão da comunicação online na Hercosul Alimentos; e Nicole Dias, que é coordenadora de social media na BRA Digital, que atende à marca. A atividade é mais uma edição do F5, evento promovido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais do Rio Grande do Sul (Abradi-RS).

Após o welcome coffee e notworking, os participantes se reuniram para conhecer como a BRA Digital trabalha a comunicação nas mídias sociais da Hercosul Alimentos. Em um primeiro momento, Nicole apresentou o case da marca e listou quatro ações que são feitas para atender à demanda. Inicialmente, segundo a profissional, é entender e se adequar ao consumidor, buscando mais sobre os clientes nas redes sociais e como eles interagem na web. Depois, é importante fazer uma imersão no universo do cliente. "A primeira coisa que organizamos foi uma visita técnica na sede da Hercosul para conhecer o processo e os produtos que ela oferece", explicou.

Pesquisar a concorrência e saber quem são e sobre o que e como falam é o terceiro passo, para, então, adequar as estratégias de divulgação de marca. Entre os projetos que ela apresentou, estão se tornar um canal de comunicação com os clientes, criar uma comunidade fã da empresa, oferecer educação por meio da divulgação de conteúdo e vender. "É possível adequar as estratégias de redes sociais de maneira que diferentes objetivos do cliente sejam atingidos. O bom do online é que podemos nos adequar e mudar com mais facilidade do que no offline", declarou Nicole.

A gestora também falou sobre como planejar posts referentes a datas especiais, como Fim de Ano e Dia das Mães. "Defendo que se faça desde que as datas comemorativas tenham contexto com a marca. Claro que temos os dias tradicionais, que ninguém foge, mas analisar as demais", alertou. Na sequência, Nicole falou sobre SAC e Monitoramento do que as pessoas estão falando da marca na internet. Conforme ela, é importante pensar em possíveis questões que os consumidores vão comentar e saber os caminhos para gerenciar alguma crise. Além disso, é feito o monitoramento frequente das hashtags para participar da conversa com as pessoas.

Letícia deu sequência à apresentação e contou que logo que passaram a ser atendidos pela BRA Digital, pensaram juntos sobre as estratégias e decidiram o que merecia ter página no Facebook e conta no Instagram, "para conseguir atender a todas, sem deixar nenhuma de lado". No Youtube, por exemplo, é um canal somente, o qual trabalha com todas as marcas da Hercosul, sempre pensando na periodicidade dos vídeos. Neste caso, são dois por mês.

Traçar desafios também é essencial, de forma a encontrar soluções para resolvê-los. "Precisamos saber o que e como comunicar, dar espaço para todas as marcas de maneira a não confundir o consumidor e alinhar ponteiros entre cliente e agência e consolidar a comunicação", informou. Para ela, a estratégia deve contemplar uma maneira de pensar em como se destacar no meio de tanta informação que o consumidor tem, especialmente nas redes sociais, pois, de acordo com Letícia, as pessoas veem por dia 96 metros de feed.

Sobre o uso das mídias sociais, Letícia foi categórica ao afirmar que "se não olharmos para o conteúdo, não faz sentido estar nas redes sociais. É preciso conhecer as personas e mapear suas ações", enfatizou. Ela também mencionou sobre o relacionamento com os consumidores. "Não adianta ter redes sociais se não interagirmos com as pessoas, pois é a partir desse contato que ela começa a se engajar com a marca", finalizou.

Comments