Evento inaugura estúdio de rádio na Unisinos Porto Alegre

Programação especial, criada por estudantes de Jornalismo, terá transmissão ao vivo pela FM 103.3

Alunos organizaram entrevistas para a inauguração do estúdio | Crédito: Reprodução/Facebook
Será inaugurado nesta noite o estúdio de rádio da Unisinos Porto Alegre. O evento também marca o lançamento do primeiro documentário produzido na disciplina de Projeto Experimental em Telejornalismo e da revista experimental Josefa, desenvolvidos pelos estudantes de Jornalismo da universidade. Na ocasião, estará presente o reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, egressos da instituição que hoje trabalham em rádios gaúchas, além da comunidade acadêmica. A programação do evento será transmitida ao vivo pela rádio Unisinos FM 103.3, a partir das 20h, com apresentação de Caubi Scarpato.
Em funcionamento desde o início deste ano, o estúdio de rádio recebe aula duas vezes por semana. Coube aos alunos de Projeto Experimental em Radiojornalismo e Mídias Sonoras a tarefa de organizar a sua inauguração oficial. Para demostrar o funcionamento do espaço, os estudantes planejaram entrevistas com os egressos da Unisinos que estarão presentes no evento. Sob o comando da professora Sabrina Franzoni, a turma receberá nomes como Fabiano Baldasso, da Rádio Bandeirantes, Fernando Zanuzo, da Rádio Gaúcha, Rafael Serra, da Rádio Grenal, entre outros. Na pauta da conversa, o que os levou a escolher o jornalismo e o rádio como profissão, quais as tendências e o futuro do jornalismo e como foi a experiência deles enquanto estudantes.
Na mesma noite, será lançado o documentário "Rafael no mundo paralelo", produção dos alunos de Projeto Experimental em Jornalismo Televisual. O filme trata sobre a relação de Rafael de Moura com a arte. Natural de Santa Rosa, o artista faz parte do projeto "doutorzinhos", que leva alegria a hospitais e ONGs que trabalham com crianças, e atua como palhaço e músico no circo Girassol, que percorre todo o Rio Grande do Sul levando a arte circense. A produção do documentário foi orientada pelo professor Daniel Pedroso.
Já a revista Josefa - uma homenagem à gaúcha Maria Josefa Barreto Pereira Pinto, primeira mulher jornalista do Brasil - foi desenvolvida pelos estudantes das disciplinas de Narrativas Jornalísticas e de Projeto Experimental em Fotojornalismo. Com o tema "estreia", cada aluno fez algo que nunca havia feito antes e contou a experiência em primeira pessoa. A aluna Luana Schranck venceu seus medos, saltou de paraglider e ganhou a reportagem que ilustra a capa da publicação.
Para coordenadora do Jornalismo, Thais Furtado, trata-se de um momento muito importante para marcar a nova etapa do curso. "Será um lançamento múltiplo e que engloba todas as plataformas do jornalismo: rádio, televisual, impresso e online, já que a revista Josefa possui também uma conta no Medium. Será ainda um momento de interação entre alunos e ex-alunos, uma troca de experiências bastante positiva", comentou.
Mais informações sobre os projetos estão disponíveis aqui.

Comentários