Exposição reúne objetos que marcaram os últimos 50 anos

"No Ar – 50 Anos de Vida" foi apresentada à imprensa nesta manhã

Durante coletiva de imprensa realizada esta manhã, o Grupo RBS lançou a exposição "No Ar - 50 Anos de Vida", em comemoração ao seu cinqüentenário. Nelson, presidente, Jayme, presidente do Conselho de Administração, e Pedro Sirotsky, membro do Conselho de Acionistas do grupo e curador da mostra, e Marcello Dantas, responsável pela sua concepção, falaram a cerca de 25 jornalistas - de veículos como Coletiva.net, Valor Econômico, O Globo, Jornal do Brasil, revista Imprensa, Associated Press e The New York Times, entre outros, além dos do próprio grupo empresarial.


Nelson Sirotsky destacou que esta "não é uma exposição da RBS, mas uma exposição sobre os últimos 50 anos da Comunicação". Marcello acrescentou que seria impossível falar desse período sem uma forte presença da RBS e da Rede Globo. Para as comemorações do aniversário, estão sendo investidos R$ 10 milhões, sendo R$ 4 milhões na exposição, 15% deles provenientes da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O restante da soma será destinado a outros eventos, como duas festas para os colaboradores do grupo.


Marcello lembrou também que a exposição é "carbon free", ou seja, teve a emissão do gás carbônico gerado na sua execução compensada com a plantação de 1.481 árvores, em Porto Alegre e São Paulo. Outro ponto interessante sobre a mostra é que ela não será itinerante, podendo ser vista apenas na Usina do Gasômetro, até 18 de novembro. "Existem 10 motivos para que ela não seja itinerante. Um deles é que o custo seria muito alto. Os outros nove não têm importância", brincou Jayme.


Ao final da explanação, foi apresentado um vídeo, com uma compilação de imagem e áudios que marcaram a história do último meio século. Uma curiosidade é que a famosa matéria em que Lasier Martins toma um choque durante a Festa da Uva foi mostrada. A organização da peça é de Carlos Nader. Em seguida, Pedro conduziu os jornalistas pela exposição, que mostra objetos que marcaram a vida da população: rádios, televisores, videogame, computador pessoal e telefone, entre outros. Também são apresentados os trabalhos de responsabilidade social do grupo, fotografias, momentos marcantes do rádio e todas as capas de Zero Hora, além de uma linha do tempo, que mostra a evolução da Comunicação.

Imagem

Comentários