Governo pergunta se Zero Hora é imparcial

Veículos da RBS são os mais acompanhados pelos gaúchos, conforme pesquisa; mas apenas jornal inspirou questionamento

Os hábitos dos gaúchos relacionados aos meios de comunicação constituem um dos tópicos de uma pesquisa de opinião pública, encomendada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom). No levantamento, obtido pela Rádio Gaúcha através da Lei de Acesso à Informação, os veículos do Grupo RBS aparecem como os mais acompanhados pelos gaúchos nos segmentos Jornal, TV e Rádio. Entretanto, Zero Hora foi o único a motivar pergunta específica no relatório, que questiona: "Você acredita que o jornal Zero Hora faz uma cobertura imparcial dos assuntos do Governo Estadual?" As respostas para o questionamento não foram divulgadas.
Ao Coletiva.net, a secretária de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Vera Spolidoro, garantiu que a pergunta não tem cunho "conspiratório" e não está relacionada às recentes críticas do governador Tarso Genro ao Grupo RBS. Para reforçar a afirmação, ela lembra que a pesquisa foi realizada entre 8 e 16 de janeiro deste ano, antes das declarações de Tarso. Vera destacou que esta é a quarta vez que a pesquisa é feita e Zero Hora é o jornal mais lido. "Queríamos saber a visão da população sobre a cobertura desse veículo de comunicação", afirmou, acrescentando que a democratização da informação tem sido uma preocupação do governo desde o início da gestão.
De acordo com a secretária, a ausência de respostas sobre o questionamento no relatório se deve a um erro da empresa Foco, de Santa Catarina, realizadora da pesquisa, que deve fazer o ajuste em breve. Sem precisar dados, ela revelou que a maioria dos entrevistados acredita que a cobertura de ZH é imparcial. A pesquisa, juntamente com outros três estudos, custou ao Governo do Estado R$400 mil.
O estudo revelou ainda a televisão como o meio mais procurado por quem quer se informar (79%), seguido do jornal (30,2%), da internet (29,7%) e do rádio (24,6%). As revistas conquistam a preferência de apenas 3,5% dos gaúchos. Citado por 52,9% dos entrevistados, Zero Hora é o jornal mais lido. Após, aparecem Correio do Povo (24,6%), A Tribuna, de Santo Ângelo (20,2%), e Metro (18,8%). Entre os telespectadores, a RBS TV lidera com 68,2% de preferência. No segundo e terceiro lugares estão Record (20,9%) e SBT (18,1%), respectivamente. No rádio, a Gaúcha (13,8%) foi a emissora mais citada, logo após aparecem a Farroupilha (4,4%) e a Guaíba (4,1%). Neste quesito, 112 veículos foram lembrados.

Comentários