Imprensa e redes sociais têm maior prestígio entre a população

Pesquisa Datafolha entrevistou 2,8 mil pessoas, em 172 municípios

A imprensa e as redes sociais são as instituições de maior prestígio junto à população brasileira. A afirmação resulta de pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, 18, pela Folha de S.Paulo. O instituto ouviu 2.842 pessoas em 172 municípios na segunda, 16, e terça-feira, 17. Dos entrevistados, 65% identificaram a imprensa como uma instituição com muito prestígio no País. As redes sociais - expressão colocada pela primeira vez no questionário - alcançaram índice de 63%. Os números apontam empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
O terceiro lugar no ranking de prestígio ficou com a Igreja Católica, citada por 55%. As Forças Armadas foram mencionadas por 45% dos entrevistados. Na sequência, aparecem a Igreja Universal do Reino de Deus (35%) e o Poder Judiciário (34%). Na lista com 10 instituições oferecida aos entrevistados, o último lugar ficou com os partidos políticos, mencionados como instituições de muito prestígio por 18%. Houve empate técnico com o Congresso Nacional, marcado por 19% dos participantes.
A imprensa liderou o ranking em outras três pesquisas desse tipo feitas pelo Datafolha. Em 2003, 71% a identificaram como instituição de muito prestígio, o que representa um recorde até hoje. Em 2005 e 2007, as taxas foram de 63% e 62%, respectivamente.
Confira o infográfico.

Comentários