Instituições de ensino apoiam alunos que fizeram o Enade

Professores dos cursos de Comunicação estiveram presentes ontem na PUC para incentivar e tirar dúvidas dos estudantes

Estudantes participaram de exames no último domingo - Reprodução

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi realizado ontem, 25, em todo o território nacional. Nesta edição, dentre os cursos que receberão avaliação, por meio da aplicação de uma prova para testar o conhecimento dos alunos, estavam Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Professores de diversas instituições de ensino compareceram ontem no campus da PUC, local do exame, que aconteceu das 13h30 às 17h30, para incentivar e tirar dúvidas dos estudantes.

Em conversa com Coletiva.net, o coordenador do curso de Jornalismo da UniRitter, Leandro Olegário, contou que entregaram um kit com caneta, água e barra de cereal para os alunos, além das camisetas que vestiam para identificar o centro universitário. Os que saíram da prova após 3h, quando foram autorizados a levar o caderno com as questões, foram agraciados com uma garrafa térmica em agradecimento à dedicação. De acordo com Olegário, desde o início deste ano estão sendo feitas atividades de preparação para o Enade, como simulados e testes online de conhecimentos gerais e lógica.

Além da UniRitter, os docentes de instituições de ensino como da ESPM-Sul, da Fadergs, do IPA e da PUC também estiveram no local para conversar com os estudantes. Na Famecos, por exemplo, houve reuniões de preparação, além de uma campanha de incentivo com frases motivadoras a exemplo de 'Provas fazem parte do cotidiano dos campeões'', 'Você não faz a prova sozinho' e 'Aluno preparado vale por 11'.

Ao conversar com a equipe do portal, o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Ulbra, Deivison de Campos, afirmou que o Enade não é apenas um componente curricular, mas um processo permanente na formação. Desta maneira, as lógicas do exame estão sempre presentes. Neste semestre e no anterior, ofereceram diferentes momentos de debates e grupos de estudos sobre a atualidade e os chamados temas transversais como, por exemplo, direitos humanos. Nos últimos meses, também realizaram encontros por adesão, mobilizados por atividades de pesquisa e estudo em grupo de áreas teóricas da Comunicação, do Jornalismo e da Publicidade com assuntos atuais.

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior, segundo a Agência Brasil. A prova obrigatória é voltada para alunos que estão concluindo cursos de graduação. Com repetição a cada três anos, a edição anterior para avaliar estes cursos foi realizada em 22 de novembro de 2015, na UniRitter, em Porto Alegre. O resultado pode ser conferido aqui.

Comentários