Jornalista do Correio do Povo ganha bolsa para a Alemanha

Fernanda Pugliero pesquisará a estrutura do jornalismo impresso na era digital

Fernanda Pugliero ficará um ano e quatro meses na Alemanha | Crédito: Alina Souza
No Correio do Povo desde janeiro de 2012, a jornalista Fernanda Pugliero foi uma das brasileiras selecionadas pela Alexander von Humboldt-Foundation para uma bolsa de pesquisa na Alemanha. Dentro de um mês, ela embarca para a Europa para realizar um estudo sobre como as redações alemãs de jornal impresso estão inovando na maneira de fazer Jornalismo. Fernanda pesquisará também quais foram as soluções encontradas para financiar a produção de conteúdo independente e autônomo na era digital.
Fernanda está entre os 10 brasileiros que foram selecionados para esta edição do programa, sendo a única jornalista. A inscrição foi feita em agosto do ano passado e a jornalista passou por entrevista e uma triagem na Alemanha. Chefe de Reportagem do Correio, Fernanda focará seu estudo na revista Der Spiegel que, segundo ela, tem um dos sites mais acessados no país europeu. A repórter explicou ao Coletiva.net que um dos motivos que a fez optar pela Alemanha é a similaridade do público leitor. "O leitor alemão é bem parecido com o brasileiro, principalmente o gaúcho. A gente busca diversas fontes sobre a mesma notícia, e conseguimos traçar um perfil de público só ao saber qual o jornal que ele lê", comparou.
Para realizar a pesquisa intitulada "Como financiar o jornalismo independente na era digital", a jornalista ficará licenciada do periódico gaúcho pelo período de um ano e quatro meses, tempo de duração do programa. Fernanda conta também com o apoio do diretor de Jornalismo do CP, Telmo Flor. "A Fernanda é uma pessoa importante na correlação do Correio do Povo e, com essa oportunidade, ela trará experiências interessantes para a redação. Acreditamos que ela irá voltar mais experiente e qualificada para cá, por isso fizemos questão de mantê-la aqui", contou.
O projeto prevê pesquisas na Espanha, França e Inglaterra, e Fernanda ainda planeja buscar informações adicionais em Bruxelas, na Bélgica. "Investigarei como as empresas de mídias tradicionais estão reinventando a forma de fazer Jornalismo e se adaptando à oferta de conteúdo digital, quando qualquer pessoa pode ter um blog, e publicar no Twitter", projetou.
Esta não é a primeira vez que Fernanda tem uma experiência no país alemão. Em 2013, a jornalista participou do "Internationale Journalisten Programme" e estagiou no jornal Die Tageszeitung. Com as experiências, Fernanda enxerga uma oportunidade de contribuir com a profissão. "Aplicarei esses estudos na minha carreira e também no meio. Isso é importante para várias pessoas não só para mim", avaliou.

Comentários