Kadão, Leonam e Letícia Duarte debaterão o papel da imprensa

Limites da cobertura jornalística sobre os movimentos migratórios da atualidade é o tema do evento

O Núcleo de Estudos em Jornalismo (Nejor) do curso de Jornalismo da ESPM-Sul realiza mais uma edição do "Imprensa em Debate". Com o tema "Diante da dor dos outros: movimentos migratórios na mídia", o encontro ocorre nesta quarta-feira, 30, às 9h30, no auditório do Prédio B da escola. O jornalista e professor Marques Leonam participará do encontro que contará também com as presenças da jornalista Letícia Duarte e do jornalista e fotógrafo Ricardo Chaves (o Kadão), ambos da Zero Hora.
O debate será mediado pela coordenadora do Nejor, professora Adriana Schryver Kurtz. A proposta é discutir a cobertura da mídia acerca dos movimentos migratórios em curso no planeta. A maior crise migratória desde a II Guerra Mundial pôs a União Europeia diante de um drama, que coloca em xeque sua política migratória e, inclusive, sua imagem enquanto modelo civilizatório.
Embora os movimentos migratórios e sua situação precária já fossem de conhecimento do público, a imagem do corpo inerte do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, numa praia da costa turca, provocou um choque generalizado. A foto causou a volta do debate sobre os limites da cobertura por parte da mídia e a linha tênue entre responsabilidade de informar e o sensacionalismo.
O evento é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a coordenadoria do Nejor, professora Adriana Kurtz, através do telefone (51) 9681.9375 ou do e-mail [email protected].
Clique nas imagens para ampliar.



Comentários