Laura Chiavone apresenta "três coisas" da Criação

Sócia-diretora da Limo Inc falou sobre processo criativo, inspiração, recursos, ferramentas e demandas na Semana ARP

O auditório, que tem capacidade para 250 pessoas, tinha poucos lugares disponíveis. Foi para este público da Semana ARP da Comunicação que a sócia-diretora da Limo Inc, Laura Chiavone falou sobre 'Novas tendências para o pensamento estratégico'. Para iniciar sua explanação, a publicitária explicou que falaria sobre alguns aspectos da Propaganda - processo criativo, inspiração, recursos, ferramentas e demandas - mais especificamente "três coisas". "Chamei de 'coisas' porque não se são exatamente conceitos", esclareceu.
Laura apresentou a primeira 'coisa' relevante para a Criação: observar movimentos sociais e culturais que modificam comportamentos. Para ela, este é o primeiro passo para inovar. Dentro deste quesito, a palestrante mostrou uma pirâmide para falar dos passos do processo criativo. Citou primeiro a Ciência, como responsável por abrir possibilidades; depois veio a Criação, "que é a embalagem que dá cara ao pensamento"; em seguida foi a vez da verdade, que consiste no momento de saber se "tudo aquilo" não é insano.
A segunda 'coisa' de Laura é a visão do tempo, do compartilhamento e do coletivo. Neste momento, a publicitária destacou as chamadas gerações Y e Z e as redes sociais como importantes focos a serem observados. "Para traçar tendências, além de estudar e pesquisar, é preciso ter fé", brincou a palestrante, que completou: "O grande desafio é fazer a marca estar na 'timeline' (como o Twitter), pois é ali onde as coisas acontecem".
A terceira e última 'coisa' citada foi a colaboração de clientes, especialistas e consumidores. Para explicar, Laura mostrou o case da banda Oasis no lançamento de um novo CD. O grupo ensinou músicos de ruas a tocarem e cantarem seu repertório antes de apresentar a nova produção. "Confesso que sentia inveja branca desta peça. Queria muito ter criado algo assim", exaltou. Ao finalizar, a palestrante afirmou que é necessário ficar de olho nos consumidores, "pois, quando eles participam do processo criativo, conseguem deixar muito claro o que a marca construiu até o momento".
Laura será seguida por Pablo Rocha, da revista Rolling Stone, que discorrerá sobre 'Rolling Stone Brasil e o mercado da música: desafios, soluções e previsões'. Toda a movimentação do último dia da Semana ARP está sendo acompanhada por Coletiva.net, em tempo real. Logo mais, a partir das 20h, o portal fará cobertura de TV, ao vivo, do Jantar da Propaganda, evento que encerra a programação do evento.
Imagem

Comentários