Livro retrata a trajetória profissional de José Salimen Jr.

"Salimen, uma história escrita em cores" é assinado pela jornalista Carla Santos

No próximo dia 27, ocorre o lançamento do livro que retrata a trajetória profissional do jornalista, publicitário, radialista e empresário José Salimen Jr. O evento ocorre no Hotel Plaza São Rafael (Rua Alberto Bins, 514), às 18h30. Assinada pela jornalista Carla Santos, que é editora do Caderno Empresas e Negócios do Jornal do Comércio, a obra intitulada "Salimen, uma história escrita em cores" traz depoimentos de 42 profissionais da comunicação e empresários. Entre eles, estão Angelo Garbaski, Cândido Norberto, Carlos Bastos, Flávio Alcaraz Gomes, Glênio Reis, José Fogaça, Nelson Sirotsky, Paixão Côrtes, Paulo Roberto Falcão, Sérgio Reis, Sérgio Zambiasi e Walmor Chagas.


Fatos relevantes protagonizados por Salimen são relembrados e acabam fazendo um resgate histórico do desenvolvimento dos meios de comunicação gaúchos. A narrativa, conduzida pelos pensamentos do personagem, se passa em um único dia. A biografia estará à venda nas principais livrarias e internet a partir do dia 28. O preço de capa é R$ 50.


Em entrevista a Coletiva.net, Carla contou que passou os últimos dois anos trabalhando na publicação. Há quatro anos ela atua no JC e foi onde conheceu Salimen, que é diretor de Expansão do Jornal. "Ele é uma pessoa maravilhosa e, no jornal, chama todos os funcionários pelo nome. Me apaixonei pela história de vida dele", relatou. A jornalista destaca a preocupação com o campo social, lembrando que Salimen liderou a primeira campanha regional de doação de órgãos para a Santa Casa, obtendo apoio de todos os veículos de comunicação do Estado, produtores, artistas e fornecedores. 


Um dos nomes mais conhecidos da comunicação e publicidade no Rio Grande do Sul, Salimen iniciou sua carreira em 1954 como locutor comercial da Rádio Farroupilha. Em 1957, tornou-se animador de auditório e assumiu o comando do "Vesperal Farroupilha", nas tardes de sábado, tendo como principal concorrente Maurício Sirotsky Sobrinho, da Rádio Gaúcha. Devido a esse trabalho, foi eleito, por quatro vezes consecutivas, o melhor animador-galã de rádio do Estado. O grande feito do jornalista e publicitário, conforme a autora do livro, foi estar à frente do processo de implantação da transmissão em cores na televisão brasileira e na América do Sul, quando dirigia a TV Difusora (atual Band).


Não faltaram histórias pitorescas no caminho de Salimen Jr. Como publicitário, ele conseguiu uma proeza: fazer com que o gremista fanático Paulo Sant"ana "estrelasse" um comercial do arquirrival, o Internacional. Outra iniciativa ousada foi trazer para Porto Alegre o primeiro show da Jovem Guarda, então no auge do seu sucesso. Ele também deu um susto nos fãs de todo o Rio Grande do Sul ao tomar um potente choque elétrico ao vivo, durante seu programa de auditório.

Imagem

Comentários