Natureza em pauta: jornalistas gaúchos aprofundam debate sobre ecologia

Em maio, capital sedia o 1º Congresso de Jornalismo Ambiental

Em conjunto com a Associação Riograndense de Imprensa, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) vai realizar este ano o primeiro Congresso de Jornalismo Ambiental em Porto Alegre. O evento, que foi lançado no último dia 29 durante um coquetel na ARI, será realizado entre os dias 19 e 21 de maio, no Auditório da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, em Porto Alegre.


Para tratar do tema ambientalismo na mídia e práticas para uma vida sustentável, os organizadores do evento convidaram professores universitários, jornalistas de pequenos e grandes veículos locais e representantes de ONGs e de órgãos ambientais do governo. Além disso, durante o Congresso vão estar acontecendo a Mostra de Vídeos Documentários sobre Meio Ambiente e visitas técnicas orientadas a espaços e iniciativas ambientais na Região Metropolitana de Porto Alegre e momentos culturais.


O Programa Sintonia da Terra que vai ao ar nesta sexta-feira, a partir das 8h15, traz duas entrevistas. A primeira é com a coordenadora da Semana de Água do Rio Grande do Sul, jornalista Maria de Lourdes Cunha Wolff, que esteve no Fórum Mundial da Água, realizado em março no México, e apresentou a experiência local na defesa dos recursos hídricos. O outro entrevistado é Christian Goldschmidt, da Fundação Gaia, sobre as atividades da entidade. O programa é uma parceria do Núcleo do EcoJornalistas do Rio Grande do Sul, da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais e da Rádio da Universidade. O programa pode também ser sintonizado através do site www.ufrgs.br/radio.


Mais informações sobre o Congresso de Jornalismo Ambiental podem ser encontradas na página www.nejrs.org.br.

Comentários