Novembro será o mês de Josué Guimarães na RBS TV

Projeto homenageia o escritor gaúcho nos 20 anos de sua morte

Ficam no ar na RBS TV, até o final de outubro, os programetes sobre a vida e obra de Josué Guimarães. São sete programas de 40 segundos que são apresentados nos intervalos comerciais. Eles enfocam o escritor, o jornalista, o político, os livros, as adaptações para cinema e tevê e as viagens para o Exterior. O roteiro e direção são de Silvio Barbizan, com narração de Claudia Nocchi. O projeto, que tem o objetivo de homenagear o escritor gaúcho nos 20 anos de sua morte, inclui ainda um documentário com depoimentos raros do escritor sobre seu método de criação e visão do mundo, depoimento de amigos e da viúva Nídia. O programa tem roteiro e direção de Silvio Barbizan e vai ao ar no dia 5 de novembro, após o Tele Domingo.


Já nos dias 12, 19 e 26 de novembro será apresentada a minissérie A Ferro e Fogo - Tempo de Solidão, uma adaptação da obra do escritor. "Tempo de solidão" é o primeiro volume de "A Ferro e Fogo", uma trilogia que ficou inacabada com a morte do escritor em março de 1986. O livro trata do início da colonização alemã no Estado e mostra a relação entre um casal de imigrantes e um alemão inescrupuloso que envia a família para uma estância no Chuí. No elenco estão Larissa Maciel, Marcos Verza, Evandro Soldatelli, Elisa Volpatto, Alexandre Cardoso, João Diemer, Nelson Diniz, Marcelo Aquino, Rafael Sieg, Hique Gomez, Fábio Rangel, Jorge Júnior e Marcos Roberto.Direção de Gilberto Perin, com roteiro de Nelson Nadotti. A trilha sonora original é Jean Presser, fotografia de Maurício Borges de Medeiros, arte de Gilka Vargas e Iara Noemi, com figurinos de Coca Serpa. A direção de produção é de Gina O"Donnell e coordenação de produção de Zanza Pereira.


As gravações foram realizadas de 24 de agosto a 19 de setembro (20 dias de gravação) em Gravataí, onde foram construídos cenários e a cidade cenográfica. Além disso, foram realizadas cenas adicionais em São Leopoldo, Porto Alegre e na Reserva do Taim. Entre elenco, técnicos e figuração, foram envolvidas 120 pessoas. A direção da minissérie e a direção geral do projeto são de Gilberto Perin.


Josué Marques Guimarães nasceu em São Jerônimo (RS), em 7 de janeiro de 1921. Em 1939 iniciou-se na profissão de jornalista no jornal carioca Correio da Manhã. Trabalhou em inúmeras funções, de repórter a diretor de jornal, passando por secretário de Redação, colunista, comentarista, cronista, editorialista, ilustrador, diagramador e repórter político, e também foi vereador.

Comentários