Padrinho Conteúdo e Filtro dividem espaço de trabalho

Naira Hofmeister e Taís Seibt trabalham desde a agência durante campanha eleitoral

Naira e Thaís - Divulgação

A sede da Padrinho Agência de Conteúdo, no centro histórico de Porto Alegre, é a base da redação do Filtro Fact-checking durante a campanha eleitoral. As jornalistas fundadoras do projeto, Naira Hofmeister e Taís Seibt, que trabalham na checagem de discursos dos candidatos ao governo gaúcho, dividirão espaço com a equipe da empresa até o final de outubro. "Ter o time do Filtro aqui na agência é ter uma aula de jornalismo o tempo todo. Estamos muito felizes com esta parceria, pois acreditamos que esta ação é fundamental para a democracia", diz a diretora de conteúdo e relacionamento da agência, Alexandra Zanela.

A parceria com o Filtro vai além do compartilhamento da sala: a empresa também produzirá boletins semanais de rádio com checagens para o projeto Truco Eleições 2018, da Agência Pública. Os programas serão distribuídos gratuitamente para a rede de rádios parceiras em todo o Estado. "Nossa vinda para dentro da Padrinho só aumenta ainda mais a sinergia entre nossos propósitos de comunicação. Levar informação de qualidade para o maior número de pessoas, especialmente neste momento tão importante para a política regional e nacional, é um compromisso que nos une", descreve a editora do Filtro, Taís.

Antes do início da campanha eleitoral, a agência já havia sediado uma das maratonas de checagem do Filtro e também produziu uma série de programas de rádio sobre fake news, que foi transmitida por mais de 400 emissoras no Rio Grande do Sul. Fundado pelas jornalistas e pelo colega de profissão Tiago Lobo, o Filtro é o primeiro projeto de fact-checking com foco no Estado. Braço de checagens da ONG de Jornalismo e Direitos Humanos Pensamento.org, a iniciativa segue com uma campanha de financiamento coletivo em andamento até 31 de agosto.

Para saber como apoiar, basta acessar www.catarse.me/filtro2018 ou acompanhar a iniciativa pelo site www.pensamento.org e no Facebook @checagensfiltro.

Comments