Palestra sobre oportunidades para Jornalismo abre encontro na Feevale

Débora Garcia, do Canal Futura, fala sobre ‘A cena contemporânea do Futura e suas práticas dialógicas’

Débora Garcia | Divulgação
A primeira palestra do Encontro de Jornalismo em Rede, promovido pela Feevale e pelo Canal Futura, abordou os cenários e as  oportunidades para jornalismo, conteúdo, mídias digitais e mobilização. Ministrada pela gerente de Conteúdo, Mídias Digitais e Jornalismo do Canal Futura, Débora Garcia, a apresentação abordou as diversas formas como a emissora carioca trabalha com comunicação e mídias digitais.
Segundo Débora, o Futura investe na educação de maneiras variadas, desde os meios convencionais, como escolas e universidades,  até espaços não formais, como Organizações Não Governamentais. "Nós organizamos o trabalho de mobilização, que é um diferencial do Canal, que, desde a sua fundação, queria muito ser usado e fazer parte da vida das pessoas, não apesar ser assistido?, disse.
Tido como um canal da ação, com possibilidade real de transformação, o Futura, conforme Débora, tem como público-alvo todos os brasileiros que acreditam que a comunicação pode ser feita pela mídia. "Além disso, temos as universidades de todo o Brasil como parceiras, com diferentes sotaques. Somos plurais", pontuou.
Vinculado à Rede Globo, o canal é fruto da iniciativa privada, visado sempre ao empreendedorismo que, como a gerente de Jornalismo explica, é uma "característica que entra na linha da programação do Futura". A perspectiva do bem-comum e do benefício para maioria a partir de conteúdos midiáticos, também faz parte da essência da emissora. Débora também questionou se as pessoas estão prontas para compreender o que acontece no mundo contemporâneo. "Acho que não, pois estamos sempre aprendendo e acredito na função da midia", declarou.
Ao final, convidou os presentes a conhecerem mais os projetos do Canal Future e encorajou: "É possível trabalhar com poucos recursos, porque uma boa ideia bem trabalhada arrebata".
O Coletiva.net segue na cobertura em tempo real do Encontro de Jornalismo em Rede. O próximo painel é sobre convergência, audiovisual e ambientes digitais.
 

Comentários