Prêmio Lila Ripoll de Poesias está com inscrições abertas

Organizado pela Assemblei Legislativa do Estado, evento tem como foco defesas às causas sociais

AL-RS organiza premiação voltada à poesia - Reprodução

Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) em 2004, o Prêmio Lila Ripoll de Poesia está com as inscrições abertas até 30 de maio. A iniciativa tem por objetivo fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística por meio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e questões de gênero, e, também, proporcionar visibilidade aos novos talentos locais.

Os interessados em concorrer à premiação devem enviar as poesias para o e-mail [email protected]. Os poemas devem, obrigatoriamente, ser inéditos e envolver as causas sociais já citadas, além de conter, no máximo, 14 linhas ou versos. Os mesmos deverão ser digitados em arquivo de editor de texto na fonte Times New Roman com tamanho 12, página formato A4, em língua portuguesa, apenas identificadas no topo da página pelo pseudônimo e título de cada poesia.

A Comissão Organizadora do evento designará a Comissão Julgadora, que será formada por cinco representantes de entidades ligadas às áreas da cultura e da literatura, tendo esta última o poder de escolher e premiar as três melhores poesias com medalha e diploma e distinguir as 10 subsequentes com menção honrosa. Os poemas vencedores serão publicados pela AL-RS sob a forma de separata, com previsão de lançamento e distribuição gratuita no estande da instituição, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

O prêmio é uma homenagem à Lila Ripoll, gaúcha de Quaraí, que viveu entre 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou, também, para jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como, por exemplo, Correio do Povo e A Tribuna Gaúcha. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, 'Novos Poemas' (1951), levou a poeta a receber o Prêmio Pablo Neruda da Paz.

Comments