Quem é Santa Rita, o marqueteiro contratado pelo PSDB regional

Sua mais recente campanha foi pelo "não" no desarmamento

Chico Santa Rita, o profissional que já foi contratado pela deputada federal Ye3da Crusius para desenvolver sua campanha a governadora do Estado pelo PSDB, não gosta de ser fotografado, não gosta de dar entrevista em tevê (quando é convidado, escala alguém da sua equipe, geralmente a publicitária Helena Sandrini) nem gosta de dar palestra. Sua origem é o jornalismo, de onde teria trazido o hábito de dividir todas as responsabilidades, a ponto de preferir fazer reuniões sempre em uma mesa-redonda, dividindo tudo.


Ele trabalhou na Editora Abril e na Rede Globo, e entre suas atuações como marqueteiro estão as eleições dos governadores paulistas Orestes Quércia e Luiz Antonio Fleury. Comandou no segundo turno a campanha de Fernando Collor contra Lula, em 1989, e no ano passado foi o responsável pela campanha vitoriosa do "não" no episódio do desarmamento. É autor do livro Batalhas Eleitorais, no qual conta sua experiência no marketing político.


Santa Rita já teve reuniões preliminares com Yeda e seu staf, no qual figura o executivo Caio Tomazelli, ex-presidente da CRT no governo Collares, ex-filiado ao PPS e com experiência na área publicitária. Caio disse a Coletiva.net que a operação está ainda em uma fase preparatória, sendo que sua própria função na campanha ainda não foi definida. A jornalista Ana Maria Lopes de Almeida, que esteve em Porto Alegre fazendo alguns contatos, não atuará mais na campanha de Yeda. Já está em São Paulo, integrada à equipe de marketing político do ex-governador Geraldo Alkmin, candidato à presidência pelo PSDB.


Clique aqui para ler a entrevista concedida por ele à Geração Editorial.

Comentários