Regras para veiculação de materiais políticos confundem rádios

Agert garante que instruções estão sendo realizadas

Na tarde da última desta sexta-feira, 15, o jornalista Gustavo Mota publicou em seu perfil no Facebook um alerta direcionado à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e ao Tribunal Regional Eleitoral. Segundo o texto, as emissoras que recebem os spots de rádio de candidatos a cargos políticos estariam confusas em relação à veiculação dos materiais. Algumas rádios chegaram a afirmar ao jornalista que não teriam autorização da Justiça Eleitoral e da Agert para veicular os spots.
Gustavo Mota relata ter recebido dezenas de ligações de rádios do Interior, pedindo instruções sobre como utilizar os materiais recebidos e afirmando desconhecer os mapas de mídia. Em contato com o Coletiva.net, Gustavo contou que muitos veículos ainda estão "perdidos" em relação ao procedimento de veiculação. "No site da Agert tem os documentos disponíveis para download, mas acredito que deveriam ser mais didáticos e claros", disse.
Segundo Débora Dalcin, vice-presidente jurídico da Agert, é uma surpresa receber manifestações dessa natureza, devido ao trabalho que está sendo realizado junto às radiodifusoras do Interior. "Estamos realizando seminários, atendendo prontamente às dúvidas dos associados de forma clara e objetiva", esclareceu a advogada.
A ata da reunião realizada pelo TRE com os partidos políticos está disponível no site do órgão, bem como as normas e manuais estão disponíveis na página da Agert, para download. A entidade ainda se coloca à disposição dos associados para qualquer esclarecimento.

Comentários