Repórter do jornal JÁ é preso em ação da BM

Matheus Chaparino estava acompanhando estudantes que ocuparam prédio da Secretaria da Fazenda

Matheus Chaparini | Arquivo pessoal
O repórter Matheus Chaparini, do jornal JÁ, foi preso na manhã desta quarta-feira, 15, durante ação da Brigada Militar. O jornalista estava acompanhando os estudantes que ocuparam o prédio da Secretaria da Fazenda, no Centro de Porto Alegre. Ele e mais 43 manifestantes foram detidos na operação.
De acordo com o diretor do Jornal JÁ, Elmar Bones, Chaparini tentou explicar aos policiais que ele não fazia parte do grupo de manifestantes, e que estava trabalhando como jornalista. Entretanto, os policiais não levaram as explicações em consideração. "Ele estava, inclusive, usando o crachá do jornal. Isso é muito estranho", alegou Bones em entrevista ao Coletiva.net.
Bones informou que Chaparini e os demais estudantes ainda estão presos e que, assim que soube do ocorrido, acionou a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors). As entidades já enviaram advogados para a delegacia onde se encontra o jornalista, que tentarão liberá-lo com pedido de habeas corpus.

Comentários