Repressão e censura são destaques no boletim da ARI

Tambor da Aldeia registra denúncia de reportagem da revista feminina AzMina sobre aborto

Tambor da Aldeia é um boletim jornalístico disponibilizado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) - Reprodução

Um dos destaques do Tambor da Aldeia, boletim jornalístico disponibilizado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), é a denúncia de uma reportagem da revista feminista AzMina sobre aborto. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil (MMFDH) considerou que o conteúdo da matéria pode incentivar a prática clandestina da interrupção da gestação e encaminhou a queixa ao Ministério Público de São Paulo. 

Também é destaque no informativo o fato de que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, dono do site The Intercept Brasil, chamou de  "corruptos" e "propagandistas" da Lava Jato os repórteres Juliana Dal Piva e João Paulo Saconi, de O Globo. Isso aconteceu em razão de uma reportagem sobre uma investigação do Coaf, que tem como alvo o deputado federal (Psol-RJ) David Miranda, casado com Glenn, e que reclamou de "vazamentos ilegais". 

Na seção Pelo Mundo, o Tambor ressalta o Levantamento do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), que aponta os 10 países onde os jornalistas sofrem mais repressão no mundo. De acordo com a pesquisa, a Eritreia é onde há mais censura, seguido por Coreia do Norte e Turcomenistão. A lista é baseada na pesquisa do CPJ sobre o uso de táticas que variam de leis de prisão e repressão à vigilância de jornalistas e restrições à Internet e acesso a mídias sociais. A relação é completada, pela ordem, por Arábia Saudita, China, Vietnã, Irã, Guiné Equatorial, Belarus e Cuba.

A ARI disponibiliza o email [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários