Santiago prepara álbum de memórias em quadrinhos

Publicação, que deverá ser lançada em 2012, é um antigo sonho do cartunista

Santiago, cartunista, 60 anos, 37 de carreira, se prepara para realizar o que ele mesmo define como "um antigo sonho" - o de publicar um álbum de memórias em quadrinhos. A obra, que se encontra em produção no estúdio do artista, se chamará Memocausos e reunirá episódios de infância - como o divertido O Sorriso do Lagarto, que o leitor pode conferir desde já em Coletiva.net. Na sexta-feira, dia 22, Santiago anunciou o livro no perfil que mantém no Facebook. "E já consegui arrancar um belo prefácio do mestre Ziraldo", escreveu.
Ainda sem editora definida - garantia de qualidade gráfica e cores fiéis à aquarela são critérios imprescindíveis para a escolha do selo que irá comercializar o trabalho -, Memocausos surgiu da vontade de Santiago de se render à narrativa mais longa, conforme explicou a Coletiva.net. A inspiração para o tema surgiu ao conhecer um livro de memórias de infância de Marcel Pagnol (dramaturgo e cineasta francês, 1895-1974). "Contar causos de infância sempre resulta em coisas interessantes, principalmente com a possibilidade de mostrar e registrar, por meio do desenho, costumes, objetos antigos e paisagens", disse.
Memocausos está sendo gerado há dois anos. Neste período, Santiago já reuniu 42 histórias. "A maioria é inédita. Três ou quatro foram publicadas na revista Aplauso. Outras, mostrei no meu blog. Estas considero quase inéditas." Ao conhecer o projeto - que foi inclusive oferecido a um jornal diário de Porto Alegre -, Ziraldo disse ter ficado enciumado e acabou contribuindo com o prefácio.
Imagem

Comentários