SEMINÁRIO ABORDARÁ RELAÇÃO DA MÍDIA COM A AIDS

O Gapa/RP (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids de Ribeirão Preto), ong sem fins lucrativos, que atua desde 1989 na prevenção ao HIV/Aids, …

O Gapa/RP (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids de Ribeirão Preto), ong sem fins lucrativos, que atua desde 1989 na prevenção ao HIV/Aids, assistência e defesa aos portadores, realiza o I Seminário "Mídia na Luta Contra a Aids". O evento tem o apoio do Hotel Taiwan, Programa Nacional de DST/Aids e Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo e ocorre no dia 1o de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Seu objetivo é promover a reflexão sobre a Aids nos meios de comunicação.
A entidade programou uma série de discussões, que irá abordar prioritariamente a imagem do portador na mídia, os conceitos de prevenção para o HIV/Aids e a responsabilidade social da mídia no tocante à epidemia da Aids. Os jornalistas Liandro Lindner (Gapa/RS), Paulo Giacomini (Jornal Aids & Ativismo) e Roseli Tardelli (Agência de Notícias da Aids) abordarão o tema responsabilidade social. Na área de prevenção, Joana Costa e Stella Botelho e os membros da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids José Marcos de Oliveira e Jacqueline Cortez farão comentários sobre a imagem do portador na mídia. A finalidade é discutir assuntos como a exposição marginalizada do indivíduo sorologicamente positivo para o de HIV, a forma obrigatória do uso do preservativo como geralmente é colocada, desvalorizando o direito à prevenção, e a responsabilidade social da imprensa no tocante à formação de opinião da sociedade.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é reconhecido internacionalmente, desde 1988, após um encontro internacional de Ministros da Saúde, reunidos em Londres, e foi adotado em 140 países. Todos os anos, o Unaids - Programa das Nações Unidas para a Aids - define estratégias de abordagem do problema da Aids a serem adotadas em todo o mundo com o objetivo de mobilizar as pessoas para que descubram sua melhor forma de contribuir e auxiliar no enfrentamento da infecção pelo vírus HIV. Ribeirão Preto é hoje a terceira cidade paulista com os maiores índices de infecção pelo HIV. Mais informações e inscrições através do e-mail [email protected].

Comentários