Sindjors sedia ciclo de palestras sobre fotografia

Curso será realizado em três encontros

Ciclo começa em 5 de outubro - Reprodução

Nos dias 5, 19 e 26 de outubro será realizado no Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors) um ciclo de palestras sobre fotografia, em parceria com o Foto Clube Porto-Alegrense. O curso está entre as atividades que a entidade oportunizará a fim de comemorar os 77 anos da mesma em sua sede (localizada na Rua dos Andradas, nº 1270).

Responsável pela primeira aula, Carlinhos Rodrigues, que atua com fotografia dede 1969, falará sobre a experiência e técnicas adquiridas em jornais como Folha da Manhã, Folha da Tarde, Correio do Povo, O Estadão e Jornal da Tarde; e, como free-lancer, para a Revista Veja, IstoÉ, O Globo, Jornal do Brasil e Zero Hora.

Na segunda semana, Rogério Soares, jornalista, ex-repórter fotográfico do Correio do Povo, professor de fotografia e semiótica em diversas universidades, relembrará momentos importantes de sua trajetória profissional. No currículo, carrega prêmios da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) de fotojornalismo, em 1995, e do Festival de Cinema de Gramado, em 1986, pela fotografia de 'A casa tomada', na categoria super-8.

No último encontro, Eneida Serrano, jornalista que atuou na Cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Coojornal), nas revistas Veja e IstoÉ e, em 1978, abriu a Agência Ponto de Vista  explanará sobre sua pesquisa a respeito dos fotógrafos gaúchos pioneiros na atividade. Também explanará sobre seu livro 'Lunara' e o curta-metragem 'Sioma, o papel da fotografia'. Desde 2003, ela tem usado a câmera do telefone para produção da maior parte do seu trabalho autoral.

Sobre o evento, Jorge Leão, fotógrafo, coordenador da atividade, diretor do Núcleo de Imagem do Sindjors e presidente do Foto Clube Porto-Alegrense, comenta que "é uma atividade para reforçar as experiências e vivências de nossos colegas, oportunizando-se, para estudantes universitários e profissionais, novas aproximações".

As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (51) 3226.0664, entre o horário das 12h às 18h.

Comentários