Universidades se unem em projeto de inovação para Porto Alegre

Reitores da PUC, Ufrgs e Unisinos assinam protocolo de parceria nesta segunda-feira

Os reitores Evilázio Teixeira (PUC), Marcelo Fernandes de Aquino (Unisinos) e Rui Vicente Oppermann (Ufrgs) assinaram um protocolo de parceria para o desenvolvimento de um projeto de inovação em Porto Alegre. O propósito da união entre as instituições de ensino é promover ações para transformar a cidade em uma referência na área. A definição do documento aconteceu nesta segunda-feira, 9.

Chamado 'Aliança para Inovação', o projeto é articulado pelas universidades de forma conjunta com o poder público e a iniciativa privada. A parceria visa a resultar no desenvolvimento de uma agenda estratégica para que a Capital se torne um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, a fim de incentivar o investimento nestes formatos de negócios.

Na cerimônia, Teixeira abordou a importância das três universidades estarem na liderança desse projeto, que se propõe em ser uma referência nacional em empreendedorismo. "A Aliança quer atrair investimentos e reforçar o papel das instituições de ser vetor de desenvolvimento local e global", acrescentou.

Por sua vez, Aquino destacou que as instituições envolvidas possuem excelência e pesquisa, além de demonstrarem em suas trajetórias preocupação com o município. "Queremos dizer ao Rio Grande do Sul que é tempo de boa vontade e, em nome da Unisinos, nos comprometemos a uma agenda positiva para oferecer o que temos de melhor a nossa comunidade."

Oppermann defendeu que a iniciativa dará oportunidade aos jovens, que, muitas vezes, deixam suas cidades natais em busca de melhores colocações no mercado de trabalho. "Estamos começando um ciclo virtuoso, deixando para trás rivalidades e focando no bem comum da sociedade."

Comments