Vem aí um festival de pesquisas eleitorais

Até domingo, cinco sondagens serão feitas por Datafolha, Ibope e Methodus

A partir desta quarta-feira, 29, e até o próximo domingo, 3, os veículos de comunicação da Capital estarão publicando pesquisas eleitorais realizadas pelos institutos Datafolha, Ibope e Methodus. No TRE do Rio Grande do Sul, há cinco registros de pesquisas para presidente, governador e ao Senado. A primeira, do Datafolha, encomendada pela RBS/ZH, ouvirá 1.400 eleitores entre os dias 28 e 29, ou seja, já com um dia de repercussão do debate que a RBS/TV realiza nesta terça-feira. A segunda é do Instituto Methodus para o Gupo Record RS. No período entre 28 e 30, serão pesquisados 2.000 eleitores.
Outras duas também foram encomendadas pela RBS/ZH. Uma, do Datafolha,  ouvirá 2.070 pessoas entre os dias 1º e 2 de outubro. Outra pesquisa será feita pelo Instituto Ibope, que fará 2.002 entrevistas entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. Estas datas mostram que as duas pesquisas deverão ser divulgadas igualmente no telejornal RBS Notícias de sábado, 2, e na Zero Hora dominical.
Uma quinta pesquisa será a chamada "boca de urna". Foi encomendada pela RBS/ZH ao Ibope e ouvirá 4.000 eleitores no dia 3 de outubro. O resultado será divulgado logo após o fechamento das urnas em todo o país, previsto para as 17h. Em nível nacional, a Confederação Nacional da Indústria antecipou a divulgação da última pesquisa que encomendou ao Ibope antes da realização do primeiro turno das eleições. Inicialmente, o resultado seria anunciado na quinta-feira, 30. Mas após descobrir que outros institutos de pesquisa fariam o mesmo e a CNT/Sensus um dia antes, às 10h30, a CNI decidiu há pouco convocar coletiva de imprensa para amanhã, às 9h30. Em seguida, às 10h30, será a vez da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que divulgará os resultados da 105ª Pesquisa CNT/Sensus. A menos de uma semana para o pleito eleitoral, o levantamento apresentará as intenções espontânea e estimulada de voto para a Presidência da República e também a opção de segundo turno com os dois candidatos melhor posicionados nas pesquisas.

Comentários