Versão da hora

Estudo Geral de Meios mostra que TV continua com maior influência sobre opinião pública

Com a proposta de averiguar as plataformas que mais influenciam a opinião pública, a empresa de pesquisas Ipsos realizou o Estudo Geral de Meios. O levantamento apontou que 77% dos entrevistados acredita que a televisão seja o meio de comunicação com maior poder sobre o público. Quase empatada com ela, a internet soma 76%. Estes valores foram predominantes em todas as classes sociais e níveis de escolaridade. Na sequência, apareceu jornal (66%), rádio (61%) e, em último lugar, revista (48%).
O estudo identificou, ainda, que 51% dos consultados das classes A e B acreditam que os meios impressos têm mais influência sobre a população, sendo que 70% destas pessoas se referiram ao jornal. Ao contrário, o rádio apresentou pouca variação entre as classes - 61% (A, B e C) e 56% (D e E).
O questionário foi realizado com 31.096 entrevistas presenciais com homens e mulheres, acima de 18 anos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A coleta de dados aconteceu entre abril de 2015 e março deste ano.

Comentários