Violência contra profissionais é destaque em Boletim da ARI

Informativo Tambor da Aldeia atualiza informações sobre direitos sociais e imprensa livre

Assassinato de radialista no Paraná, invasão da sede de grupo de comunicação em Goiânia, ataque à jornalista na Turquia e indenização à atriz Camila Pitanga por utilizar fotos sem autorização pela Playboy são os destaques da edição desta semana do Boletim Tambor da Aldeia. A publicação é um informativo editado pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI (Associação Riograndense de Imprensa).
O informativo detalha que o radialista João Valdecir de Borba, da Rádio Difusora AM, de São Jorge do Oeste (PR), foi morto a tiros em 10 de março enquanto trabalhava na emissora. No Espírito Santo, o jornalista Kenedy Salomé Lenk, que trabalha em um site de notícias e em uma rádio, foi vítima de atentado, no bairro Boa Fé, também no dia 10 de março. O carro de Lenk foi alvejado por oito disparos enquanto estava na garagem da casa do jornalista. A sede do grupo Jaime Câmara, em Goiânia, foi invadida na noite de 8 de março por cerca de 70 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). No prédio funcionam a TV Anhanguera, afiliada da rede Globo, a rádio CBN e o jornal O Popular. O grupo pichou paredes e gritou expressões contra a emissora.
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
O boletim completo pode ser conferido aqui.

Comentários