Zero Hora para redação com homenagem a Gilberto Leal

Jornalista despediu-se do veículo após 46 anos de trabalho

Gilberto retribuiu homenagem com agradecimentos à redação | Crédito: Mateus Bruxel/Agência RBS
Com o badalar do sino instalado na redação, a equipe de Zero Hora parou às 17h desta segunda-feira, 26, para uma homenagem especial ao jornalista Gilberto Leal, que se despediu do veículo após 46 anos. Depoimentos dos colegas editores Rosane de Oliveira, Nilson Souza, Marta Sfredo e Eleone Prestes e do diretor executivo de Jornalismo do Grupo, Marcelo Rech, marcaram o ato, coroado com a entrega de uma placa de carro personalizada - uma alusão ao segmento automobilístico em que Gilbertinho, como é chamado, tornou-se referência.
Colega de Gilberto por quase 30 anos, Nilson lembrou afirmação de Marcelo Rech que, em palestras, tem destacado como um dos desafios do jornalista o de exercer o papel de certificador, indicando à população o que é relevante. "O Gilberto, durante toda a vida, foi um certificador - nenhum jornalista da redação compra carro sem ouvir a opinião dele antes", disse. Ainda acrescentou que Gilberto é respeitado pelo público, pelos colegas e pelas fontes, além de professor de muitos jornalistas, e concluiu: "Acima de tudo, Gilberto é colega e amigo que sempre honrou seu sobrenome: Leal".

Gilberto recebeu placa de Marta Gleich | Crédito: Mateus Bruxel/ Agência RBS

Gilberto recebeu placa de Marta Gleich | Crédito: Mateus Bruxel/ Agência RBS


Nos 46 anos de ZH, Gilbertinho também teve passagens pela RBS TV, Tvcom e pelas rádios Gaúcha e Atlântida. Ao agradecer a homenagem ele recordou momentos difíceis da trajetória, como o câncer que enfrentou e o tiro recebido em uma tentativa de assalto, e nos quais recebeu apoio de profissionais da redação e da empresa. Longe do dia a dia do jornal, o jornalista mantém o blog zerohora.com/gilbertoleal, vinculado ao veículo e ao ClicRBS.

Comentários