ZH dominical terá caderno sobre o parque gráfico

Complexo será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 26

Neste domingo, 28, os leitores do jornal Zero Hora receberão um caderno especial sobre o Parque Gráfico Jayme Sirotsky. Com 24 páginas, o suplemento trará textos, mapas, infográficos e ilustrações que mostram, em detalhes, como funcionará a estrutura. O complexo, que conta com rotativas suíças Wifag (as mais modernas em atividade no Brasil), será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 26, às 18h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, o cerimonial do Palácio do Planalto confirmou a presença de Lula, que terá outras atividades em Porto Alegre.
As instalações do parque, que homenageia o Presidente Emérito da empresa, privilegiam a conservação de energia e as normas ambientais. Durante o dia, o prédio tem iluminação natural e conta com um sistema de ventilação que facilita a circulação e o aproveitamento do ar. Também foi instalado um 'ecotelhado?, constituído por 1.550 metros quadrados de vegetação, que proporcionam um isolamento térmico, reduzindo a necessidade do uso de ar-condicionado.
O projeto do arquiteto Cícero Santini ainda conta com domos de acrílico (calotas transparentes no telhado), que ampliam a iluminação natural. A água da chuva também é armazenada para uso na brigada anti-incêndio. Além disso, para imprimir seus jornais, o Grupo RBS só utiliza papel fornecido por empresas que exibam o certificado de florestamento e tinta de base vegetal, menos poluente do que o produto de origem mineral.
O Grupo RBS investiu R$ 70 milhões no complexo industrial, na zona norte da Capital, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Funciona em um prédio com mais de 12 mil metros quadrados, o equivalente a 15 quadras de futsal. As rotativas permitirão a impressão de até 75 mil exemplares de ZH por hora - ou 20,8 jornais por segundo. O limite de páginas coloridas por edição, hoje em 48, passa para 64. Já o sistema de expedição Ferag, também de fabricação suíça, fará com que os suplementos (cadernos e encartes comerciais) sejam inseridos automaticamente dentro do jornal, agilizando o que antes era realizado manualmente.
Imagem

Comentários