Estande do Google for Education busca reproduzir sala de aula

Espaço apresenta óculos virtual e ferramentas que apresentam um novo modelo de ensino

Ygos e Iuri aprendem por meio de ferramentas online - Divulgação/ Coletiva.net

A fim de mostrar ferramentas que apresentam um novo modelo de ensino, o Google for Education montou um estande que busca reproduzir uma sala de aula no pavilhão do Fundaparque, onde ocorre o Congresso da Transformação Digital, em Bento Gonçalves. Em conversa com o Coletiva.net, Danile Padilha, um dos responsáveis pelo espaço, mostrou alguns equipamentos como óculos virtual e plataformas online que auxiliam na hora de ensinar os jovens.

De acordo com ele, a proposta é criar uma interação entre professor e aluno. "A partir de uma rede social na sala de aula por meio da qual o professor pode projetar sua estrutura em qualquer momento que for preciso", explicou. Dessa forma, o docente se vê com a possibilidade de interagir diretamente com os alunos dentro do universo virtual. "O professor pode ver o trabalho dos estudantes, o que eles estão fazendo, e, ainda, atribuir nota a eles. É um convívio diário com estrutura de logística", disse.

Daniel mencionou que, com o uso de tecnologia, o Google entende que pode auxiliar no processo de aprendizado em sala de aula. "Essa transformação digital envolve, entre todas as coisas, as pessoas. Então, como fazer com que as crianças tenham prazer em aprender e mostrar para o professor que o quadro-negro já não desperta mais o interesse dos jovens?", questionou.

Para falar mais sobre essas tecnologias, nada melhor do que os próprios jovens. Por isso, Coletiva.net também conversou com os filhos de Daniel, Yuri e Igor, de 10 e sete anos, respectivamente. Embora tenham brinquedos físicos em casa, os preferidos estão sempre no computador. Empolgados, eles mostraram um jogo que é completamente estruturado pelo próprio usuário, com voz e ações coordenadas pelo jogador. Daniel, então, explicou que se trata de uma ferramenta que ajuda no processo de aprendizagem emocional das crianças. "Na minha época, a gente aprendia isso ao assistir peças de teatro, ou escrevendo redações. Hoje, é diferente", comparou.

Daniel, além de expor no estande, participou, ontem, 16, da palestra 'A Inovação na Educação. O uso das tecnologias Google', ao lado da colega Marcele Aline da Silva Garrido. Na ocasião, a dupla falou sobre a aplicação de ferramentas no ensino e como isso impacta na educação.

O evento tem cobertura em tempo real realizada pela equipe do portal Coletiva.net, com apoio do Grupo Record RS.

 

Comments