Congresso promove debate sobre comportamento da mulher brasileira

Consultora em Comunicação, Thais Fabris falou a respeito do que mudou nos últimos 10 anos

Divulgação/Coletiva.net
O Congresso de Estratégia Criativa fomentou o debate a respeito dos diferentes comportamentos das mulheres brasileiras. O espaço de discussão foi conduzido pela consultora em Comunicação com Mulheres na empresa 65/10, Thais Fabris, que tratou das mudanças nesse cenário nos últimos 10 anos.
Na oportunidade, Thais deu início a sua fala com uma reflexão sobre a ausência de profissionais do sexo feminino em cargos altos nas agências e, em especial, no departamento de Criação. "Apenas 10% dos criativos são mulheres. Se pararmos para analisar, este é um espaço de poder. A lógica de mercado, infelizmente, é nos reservar ao lar."
Em relação ao lugar que é ofertado ao público feminino, Thais compartilhou as percepções no mercado de trabalho, como a importância de construir um mundo adequado às realidades desse gênero na Propaganda. "As mulheres eram entendidas como nicho, mas nós somos o mercado", defendeu, ao falar que elas não podem ser reduzidas à função de consumidora ou "gastonas de dinheiro".
Nessa linha, argumentou que as mulheres estão, cada vez mais, em evidência. Nos últimos 10 anos, a renda feminina cresceu 83%; 38% dos lares são comandados por elas; e 12,5% são graduadas, enquanto apenas 9% dos homens possui o mesmo nível escolar. Conforme Thais, parte disso se deve ao aumento no acesso à educação, "graças aos projetos sociais dos governos", e à descentralização das ferramentas de produção de informação devido ao acesso à internet.
O empoderamento feminino também marcou a palestra da executiva. Segundo ela, a partir desse sentimento, as mulheres desenvolveram redes de apoio, como a iniciativa "Vamos juntas?", que objetiva unir as mulheres para evitar situações de risco . Devido ao empoderamento, mencionou que as mulheres dominam o cenário empreendedor, ao todo 43%, no Brasil.

Comentários