Elmar Bones destaca importância dos jornais alternativos

COBERTURA ESPECIAL ON LINE DE COLETIVA.NET

?A importância da reportagem na mídia alternativa? foi o tema do primeiro painel realizado no segundo dia do Congresso de Jornalismo. O tema foi apresentado pelos jornalistas Elmar Bones, do jornal JÁ, de Porto Alegre, e por César Fraga, editor do jornal Extra Classe Sinpro.


 Elmar Bones foi o responsável pela abertura e inciou sua apresentação subvertendo o título do painel. Para ele, é "a imprensa alternativa um item indispensável para a sobrevivência da reportagem". Segundo o editor, os grandes jornais deixaram de investir em reportagem porque é um trabalho que demanda altos custos e tempo. "Uma boa reportagem envolve dias, semanas, às vezes, meses,  além de equipe. Muitas vezes, ao final desse processo a matéria não atinge o objetivo inicial", afirmou Bones. 


O jornalista relatou brevemente sua trajetória profissional com passagens pela Folha da Tarde, Veja, Gazeta Mercantil, Folha da Manhã, Coojornal e jornal JÁ. Segundo ele, "a experiência em jornais alternativos é uma forma de buscar um pouco de ar fora das sufocantes redações".


O jornalista destacou ainda que os jornais  alternativos são importantes porque obrigam os grandes jornais a abordarem assuntos "proibidos" nas redações. "Os jornais alternativos empurram a imprensa para uma relação verdadeira com a sociedade brasileira", finalizou Bones.

Imagem

Comentários