Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros apresenta tese durante plenária

COBERTURA ESPECIAL ON LINE DE COLETIVA.NET

Na programação do 32º Congresso Estadual de Jornalismo, na tarde de hoje, houve a plenária para escolha dos delegados do Sindicato dos Jornalistas para o Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá em Ouro Preto, no dia 5 de julho.


No início da reunião, uma tese do Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros foi apresentada pela jornalista Vera Daisy Barcelos. A proposta do projeto é de incluir a questão racial nas Faculdades de Comunicação. Aprovado em votação na plenária, o texto será apresentado no Congresso Nacional em uma mesa temática específica sobre o assunto. A proposta inclui a organização de oficinas e cursos sobre a cobertura da mídia em relação à etnia negra.
"Todos os anos os jornalistas nos procuram no dia 19 de novembro procurando fontes para falar da desigualdade racial. Depois disso, não se fala mais no assunto", afirmou Jeanice Dias Ramos, integrante do núcleo.


Duas manifestações em relação à tese foram feitas. Tânia Failace apresentou a proposta de incluir a questão indígena e Helder Simões propôs a criação de um núcleo para defesa dos Direitos Humanos, mas a Mesa julgou que a segunda proposição estava fora do eixo e, através de votação, ficou decidida a criação de núcleos sindicais temáticos sobre o assunto, conteplando as propostas.

Imagem

Comentários