Capital recebe seminário internacional sobre festivais de Artes Cênicas

Intercena discute novos caminhos e mercados para o setor entre 24 e 27 de abril

Crédito: Márcio Camboa

No final de abril, Porto Alegre sediará o projeto Intercena - Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas. A proposta é a reinvenção de novos mercados para o teatro, a fim de garantir sua adaptabilidade e sobrevivência, bem como a distribuição da produção artística pelos territórios nacionais e internacionais. O encontro global ocorrerá entre 24 e 27 deste mês, das 10h às 18h, no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa e no Museu Iberê Camargo, ambos na Capital.

O idealizador do projeto, Alexandre Vargas, explica que a ideia de impacto do Intercena não vem apenas da sua originalidade, e sim, de um processo que leva a uma nova maneira de pensar e agir. "É nesse sentido que a iniciativa é considerada como uma liderança e uma diferenciação, dentro de inúmeros programas culturais no País", afirma. Segundo ele, o ineditismo do evento caracteriza uma potência e representa um tipo de atuação diferenciada para o Rio Grande do Sul, servindo de exemplo para outros estados e países.

O programa é estruturado em quatro eixos que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. As ações estão organizadas da seguinte forma: Capacitação para internacionalização das companhias de Artes Cênicas do Estado; Primeiro Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas; Rodada de Negócios com curadores e programadores de festivais nacionais e internacionais; e Apoio para companhias de Artes Cênicas ou festivais para o intercâmbio das produções.

Será entregue certificado de participação àqueles que tiverem 75% de presença nas atividades do seminário. Mais informações podem ser coletadas no site www.intercena.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 99119.6972.

Comentários